Até o momento, temos 8.729 vias cadastradas em 1614 locais de 401 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Espírito Santo > Laranja da Terra > Pontão Rachado (Cinco Pontões) > Raiz Forte

Ampliar imagem Raiz Forte
Acervo Naoki Arima.
Raiz Forte
Foto e croqui: Naoki Arima

Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Raiz Forte Imprimir informações da via
6º VI A1 D4 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 25-11-2022 às 13:42
Alterada por: Luciano Bender, em 29-11-2022 às 17:01
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 430 metros
Descrição: 1a enfiada – Enfiada curta, pode ser emendada com a 2a enfiada se quiser. Consiste em dominar um trepa raiz até uma árvore. Parada natural.

2a enfiada – A via segue pela canaleta bem óbvia com vegetação. Proteção móvel, exceto em 2 lances antes da P2. O crux da enfiada está no início para ganhar a canaleta.

3a enfiada – A via segue pela canaleta protegendo em móvel. Lances fácies se intercalam com lances verticais em canaleta.

4a enfiada – Enfiada longa com uma seção mais dura na segunda metade.

5a enfiada – A canaleta fica mais aberta, mas o estilo de escalada continua do mesmo jeito.

6a enfiada – Crux! Começa num lance bem atlético para dominar uma fenda e depois segue até o início da chaminé estreita. Pode estar com muito espinho. A chaminé vai abrindo progressivamente até chegar na árvore que dá para ver de longe. Parada natural.

7a enfiada – Escalada em chaminé vertical com proteção fixa.

8a enfiada – Escalada em chaminé média com algumas passadas em invertidas e finaliza num diedro aberto. Parada na parede da direita.

9a enfiada – Começa em móvel até chegar no fim do totem, depois segue em fixa até a parada.

10a enfiada – Escalada em aderência com proteção fixa. O crux está na passagem mais vertical. Depois tem um esticão até o próximo lance mais vertical.

11a enfiada – Enfiada fácil. Começa com 3 chapas e depois tem um esticão longo até o cume. Expo!

Descida – É possível descer pela via, mas a melhor opção é descer pela “Águas Passadas” e voltar caminhando pela mata. Essa descida requer reconhecimento prévio

Para acessar a via Raiz Forte, use o acesso pela localidade de “Cinco Pontões”. Chegando na localidade, siga em direção à pedra e após cruzar a ponte tome a primeira à direita e logo em seguida à esquerda. Passe pela casa e siga em direção ao cafezal. Na estrada do cafezal, tome a 2a saída à esquerda. A partir desse trecho a estrada fica bastante ruim. Recomendado para carros 4×4. Siga pela estrada, passe pela porteira e estacione o carro numa área sombreada entre boulders, antes do “saleiro”. Siga caminhando pelo pasto e entre exatamente em frente à pedra. A mata é bem aberta e sem trilha definida.
Fonte: Naoki Arima
  • 7 costuras
  • Fitas avulsas
Data da conquista: 25/01/2021
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Outras vias cadastradas neste local